• Breaking News

    Tem dificuldade de descrever seu currículo? Essas dicas podem te ajudar

    .. ..

    Melhore a descrição de suas experiências no currículo e deixe-o mais apresentável para o mercado de Trabalho.

    Tem dificuldade de descrever seu currículo? Essas dicas podem te ajudar confira !



    Você sabia que o tempo médio que o empregador gasta para ler um currículo é de aproximadamente 7 segundos é isso mesmo é o que dizem os especialistas no assunto.
    Por isso um currículo bem elaborado te deixará em vantagens e agregará valores na hora do processo de seleção.
    Eline Kullock expert em carreiras, já visualizou milhares de CVs em seus longos anos de carreira. Segundo ela não existe uma fórmula para criar um documento infalível.
    E é exatamente nessa hora que muitos jovens se perde, por buscarem uma rápida receita acabam deixando detalhes importantes que fazem toda a diferença.
    Como especialista no assunto,ela recomenda que o jovem pare e planeje seu currículo, Não elabore de qualquer forma, trate seu currículo como algo que tenha importância pra você.


    Que aparência meu currículo deve ter ? 


    Muitos gostam de apresentar seu currículo de forma inovadora, algo que funciona muito bem quando a vaga desejada for na área de ( design, artes, e outras relacionadas.), nos outros casos o melhor a se fazer é ficar no conceito básico.
    O Formato ideal ainda é margens fixas, com fontes tradicionais na cor padrão preta em papel branco com tamanho legível.
    Facilite a leitura usando espaçamento consistente e não deixe de usar itálicos,sublinhados e sempre que precisar destacar algo use negritos.
    Use formato PDF na conclusão do documento para salvar a formatação.

    1- Objetividade


    Após suas informações pessoais, defina seu objetivo em no máximo duas frases bem específicas. Seja breve em clarear suas experiências de acordo com a vaga pretendida.
    É muito importante também não apontar suas qualidades ou habilidades aqui, pode não parecer mas isso è errado e acontece com muita frequência frisa Eline, segundo ela como especialista conceituada a muitos anos você não deve se autoavaliar, deixe isso para o entrevistador.
    Então acabamos de entender até aqui que um currículo bom é focado em ações e resultados, fale das  qualidades e habilidades quando estiver na entrevista com certeza haverá um momento apropriado.

    2- Suas experiências


    Esse campo é onde a maioria se perde por não saber a ordem cronológica de preenchimento, bem a ordem deve ser inversa do posto atual ou mais recente ao mais antigo.
    Se há vários anos prática uma mesma função , é importante apresentar mais espaço para mostrar suas experiências e crescimento na área.
    Sempre surge bastante dúvida quanto a o que colocar na experiência, ainda mais quando se trata de jovens com pouca ou nenhuma experiência de trabalho.
    Nesses casos uma dica que a especialista Elise nos dá é que vale mostrar sua força de vontade, mostrar iniciativa, que realmente vai à luta, e que está sempre absorvendo informações para o seu amadurecimento, o importante aqui nesse ponto é mostrar as atividades que te capacita como profissional, exemplo estágios ,voluntariado entre outros.

    3- Formações acadêmicas


    Aqui é onde você informará o seu grau educacional e certificados que possui como especializações, cursos, intercâmbios, etc...
    Não deixe de informar o nome das instituições em que se formou , cidade e ano de conclusão fazendo assim é bem provável que seu currículo ganhe mais credibilidade em relação a outros.
    Informações sobre outras línguas também ficam aqui, preencha corretamente os seus níveis de conhecimento em outro idioma não finja ser fluente se não for, exageros nessa parte do currículo e bastante frequente.


    4- Lista de Referências


    Termine o currículo com três referências em sua lista, coloque o nome, função, telefone e e-mail de todas.
    Se a relação entre vocês não estiver clara, será possível fazer a ligação em numa futura entrevista.

    Evitando os erros mais comuns

    Tem dificuldade de descrever seu currículo? Essas dicas podem te ajudar confira !




      1- Incluir sua foto e outras informações podem ser desnecessário 

    Você sabia que incluir uma foto sua no currículo é totalmente desnecessário, há não ser que o cargo pretendido vá usar sua imagem, como modelos, atriz e outros trabalhos do gênero.
    Não é preciso também dados em excesso como seu RG e CPF, e endereços de e-mail que não são de caráter profissional ou seja não use e-mail com apelidos, adjetivos, etc ...
    Use um e-mail formal com seu nome ou que seja neutro.

    2- Erros de digitação e gramática


    Revise o currículo com calma, procure por erros que podem ter ocorrido na digitação ou na gramática, uma das coisas que os recrutadores observam muito é justamente esses pequenos erros que passam muitas vezes despercebidos pelos olhos dos candidatos mas que não são perdoados por eles.
    Não deixe seu currículo ser descartado por falta de atenção ,revise quantas vezes for preciso.

    3- Não deixe nenhuma informação para trás


    Antes de usar seu currículo profissionalmente envio-o para amigos , para pessoas mais experientes, peça que analisem, isso ajuda bastante preencher lacunas que seriam esquecidas.
    Aqui muitos deixam de pedir ajuda por vergonha ou por não ter um currículo recheado, isso acontece bastante com jovens que estão iniciando no mercado de trabalho.
    O que vale lembrar é que seu currículo pode ser visto positivamente ou negativamente então quanto mais ajuda para deixa-lo bem apresentável melhor.

    4- Não omitir informação daquele trabalho que durou pouco

    Sabe aquele trabalho que durou pouco, um do erros que mais acontece é omitir as informações do mesmo por acreditar que não será contratado.
    Não há nenhum problema em colocar sua curta experiência de trabalho ali.
    Dedique-se na descrição para expressar o que aprendeu com esse curto período, e se no momento em que estiver sendo entrevistado, e esse assunto virar pauta, ta ai uma oportunidade para explicar.

    Nenhum comentário